quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Terceira Idade

Inês Thomas


É estranho ouvir: "aproveitem, vocês estão na terceira idade".Como se fosse um privilégio.
Meu primeiro choque foi o aumento do plano de saúde. Não estava doente, não parei de trabalhar. Só estava com 60 anos (um a mais que 59)... e o plano estava se aproveitando da MINHA terceira idade.

Usar a fila de idosos aos 60? Não. É covardia com quem tem 59. Fazer a carteirinha para não pagar passagem? Ótimo. Meia entrada em cinema e espetáculos? Maravilha. Ser chamada de vó ao invés de tia pelos pedintes na rua? Como assim?

- Ela tem 62, mas tem cabeça de jovem. Isto é para ser um elogio? O que adianta a bagagem que os anos me trouxeram? Não quero ser jovem aos 62. Quero me reciclar, aprender, conviver e tentar ser melhor e continuar feliz.

Percebi que tinha entrado na tal terceira idade quando deixei de ter 59, pois a sociedade deixa bem claro que ela tem data marcada para chegar, e é pontual. Gosto da idade e da experiência que adquiri. Não me sinto incapaz de tentar fazer coisas novas. Tento deixar coisas boas pelo caminho. 

A idade do corpo é cronológica; é líquida e certa. A idade do espírito depende de cada um. Essa é a nossa grande vantagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário